quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Aonde você quer chegar?

Esta foi a pergunta, quase que automática, que recebi de uma das pessoas que leram a minha primeira postagem neste blog. Se me dei o trabalho de criar um blog e estou me propondo a escrever algo toda semana, então é óbvio que devo estar querendo chegar a algum lugar. Como tudo o que a gente faz nesta vida TEM que existir um propósito, um objetivo, uma meta. Mas caramba! Eu não tenho nada disso neste caso! Foi por isso que a minha resposta, também quase automática, foi: "E eu preciso saber onde quero chegar?"

Quem nunca ouviu, quando criança ou adolescente, a pergunta "O que você vai querer ser quando crescer?" e qualquer que fosse a sua resposta ai vinha o conselho para você estudar e se preparar para atingir a sua meta, seguia-se aquele blá, blá, blá todo de como você seria feliz ao atingir os seus objetivos. Este raciocínio é o que dá sustentação à pergunta que me foi feita: "Trace a sua meta e procure a sua felicidade", lógico não?...... NÃO!

Primeiro problema, a sua felicidade nunca pode estar na sua meta, no objetivo que você quer atingir. Existe uma grande confusão a este respeito. Um grande homem disse "pelos seus frutos conhecerás se algo é bom ou é ruim". Numa das maiores distorções da história as pessoas acreditaram que tinham que conseguir a qualquer custo "dar bom fruto" para serem felizes. Fruto é conseqüência de um sem número de processos, desde colocar a semente em terra fértil até contar com a sorte para não vir uma geada ou enchente e arruinar a lavoura. Fruto é sazonal e efêmero e somente terá utilidade se puder ser degustado por alguém ou der semente para continuar o ciclo da vida. Será que a nossa felicidade tem que ser também efêmera e somente ser válida se conseguirmos ser útil para os outros? Será que enquanto acontecem esses fenômenos que levam uma semente a germinar e depois dar fruto não pode já existir felicidade?

Segundo problema, meta não é real, ela só existe na sua cabeça, na sua esperança. Ancorar a felicidade em algo tão frágil assim não parece muito inteligente, não é mesmo? Concreto é o que você faz hoje, o que você sente hoje. Mas isso quer dizer que não devemos ter esperança? Claro que não! Para nós humanos, que temos esperança, ela nunca morre e não é para morrer mesmo, precisamos dela. Mas o que fazemos hoje para atingir a nossa meta é o que nos deve dar felicidade. A felicidade é para ser vivida e sentida a cada dia, nunca para ser colocada como conseqüência de uma meta a atingir.

Terceiro problema, metas geralmente não são atingidas. Pense em você mesmo há alguns anos atrás, quantas das suas metas você não conseguiu atingir?..... Calma, isso não significa que somos fracassados, quer dizer que a vida com toda a sua dinâmica nos leva onde ela e nós mesmos permitimos. Engraçado que isso também acontece no mundo dos negócios. A Coca Cola foi criada com a meta de ser xarope; A Internet foi idealizada para integrar experiências científicas de universidades e por ai vai. Nenhuma delas cumpriu a sua meta original, mas nunca ninguém poderá dizer que são fracassos. Com nós mortais é a mesma coisa, não importa se você não cumpriu a sua meta, importa aonde você chegou e se para chegar você trilhou um dia a dia de felicidade, de realização, de motivação, de alegria, etc. E é isto que eu procuro, não sei aonde vou chegar, mas espero a cada postagem poder me divertir mais e mais.

Apolo

Nenhum comentário: