quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A identidade do autor

Recebi alguns questionamentos a respeito da minha identidade. Os mais próximos sabem exatamente quem sou eu, outros, entre distantes e não tão distantes assim, começaram a receber o e-mail semanal convidando para a leitura deste blog sem saberem exatamente quem sou. Cheguei a receber e-mails ameaçadores, do tipo “identifique-se ou me retire do seu mailing list”.

Acredito que neste mundo conturbado e violento onde hackers têm o sadismo de enviar vírus só pelo prazer de verem seu mal se espalhando seja muito razoável querer se proteger de intrusões virtuais. Mas precauções a parte quem já leu este Blog percebeu que o autor só deseja se divertir escrevendo e espalhando estas linhas pelas marés das bandas largas e linhas discadas da web. O axioma é bem simples “eu me divirto escrevendo, quem sabe você se divirta lendo?”. No meu digitar coloco coisas que aprendi ao longo da minha vivência, tal vez você se identifique com elas ou então descubra um novo ângulo de ver aquilo que você está tão acostumado a enxergar todo dia do mesmo modo.

Mas porque será que existe essa necessidade de conhecer a identidade de quem escreve? Falemos sobre os dois motivos mais óbvios:

- “Diz com quem andas que te direi quem és” Você precisa identificar se a pessoa que está enviando mensagens pertence a algum grupo que referencie o seu mesmo jeito de ver as coisas ou se ela professa o seu mesmo credo. Isto faz parte da sua auto-afirmação social de conceito de grupo. Muito lógico, muito natural. Afinal de contas você é uma pessoa de convicções e tem orgulho de agir de acordo com o que você acredita ser o certo, porque dar ouvidos a alguém que pode ter idéias ou conceitos diferentes dos seus? Este é o motivo da sua necessidade de saber a identidade do autor? Legal, você não está sozinho(a). A história esta cheia de exemplos similares. O que me vem mais rapidamente à mente é o daquelas pessoas certinhas, defensoras da lei e da ordem que mandaram crucificar um arruaceiro que vivia rodeado de bêbados, glutões e prostitutas. Longe de mim tentar ser um cristo virtual! Mas essa sua lógica o colocaria de que lado da multidão frente a Póncio Pilatos? Se você vai alegar que esse foi um caso único na história já vou lhe dizendo que o Holocausto, o Apartheid, a Revolução de 64, etc. tiveram o mesmo DNA, o que detém o gene da separação e exclusão daquilo que não pertence ao grupo dominante. Neste caso o grupo dominante é o grupo de conceitos que dominam você.

- Precisa saber se o autor efetivamente pratica o que escreve? Somente saberá se tiver meu nome revelado, certo? Uhhmmm... a primeira coisa que consigo me lembrar é de um amigo meu que afirmou cheio de convicção, “eu não pertenço a nenhuma religião porque até agora em todas as religiões que eu freqüentei pude ver que as pessoas não seguiam 100% o que elas defendiam como certo” Óbvio que até agora ele não conseguiu se filiar a nenhum grupo religioso. Quem me conhece sabe que é mais fácil lembrar os meus defeitos do que as minhas virtudes. Mas e daí? No que isso pode mudar o conteúdo e o sentido do que está escrito? As palavras, idéias, conceitos e paradigmas têm força por si só, não precisam nem de mim nem de você para existirem. Esse joguinho de “olha quem está falando?!” somente serve para brigas de namorados adolescentes. Quem está disposto e aberto a realmente aproveitar novas idéias e conceitos ou a romper seus paradigmas não está preocupado com quem está falando, mas na força daquilo que está escrito para sua própria vida. Somente assim quem lê estas linhas poderá curtir a viagem nas minhas experiências quando encontrar algo de utilidade para si.

É isso ai, não permita que conceitos ou doutrinas sejam contaminados pelos mensageiros. Faça com que o jogo seja entre as idéias e você, somente assim poderá tirar o máximo proveito delas, ou então reafirmar os seus próprios conceitos. Neste processo o que menos importa é a identidade do autor.

APOLO

Nenhum comentário: